Controle do Fluxo de Caixa

Controle do Fluxo de Caixa

01/10/2024 16:32 Geral

A falta de controle sobre o fluxo de caixa é apontada pela Serasa Experian como um dos maiores motivos de falência de empresas no Brasil.

Mesmo negócios lucrativos podem enfrentar sérios problemas financeiros quando não monitoram de forma adequada as entradas e saídas de dinheiro.

Segundo a Serasa Experian, 75% das pequenas e médias empresas que fecham suas portas indicam problemas com o fluxo de caixa como um dos principais fatores.

Diferente do que muitos acreditam, controlar o fluxo de caixa não é apenas acompanhar o saldo bancário. Sem uma visão clara dos compromissos futuros e das receitas a receber, a empresa pode rapidamente entrar em colapso.

Uma empresa de contabilidade de sua confiança, por sua vez, pode ir além do cumprimento de obrigações fiscais, oferecendo um suporte essencial na organização do fluxo de caixa por meio de relatórios, projeções e análises.

Uma gestão eficaz permite identificar desequilíbrios entre entradas e saídas de caixa e fazer ajustes estratégicos.

O ideal é planejar o fluxo de caixa com pelo menos três meses de antecedência, antecipando possíveis quedas de receita ou aumento de despesas. Um acompanhamento mensal, com apoio do seu contador, garante uma visão clara e ajuda a evitar crises de liquidez.

As pequenas e médias empresas, mais vulneráveis por não contarem com grandes reservas de capital, precisam de atenção diária ao fluxo de caixa. Um dos problemas é que esses empreendedores e empresários só procuram ajuda contábil quando a crise já se instalou, limitando as soluções.

🎯 Sua empresa não precisa lidar com os desafios complexos sozinha.

A GHT está aqui para oferecer a expertise necessária e ajudá-lo a atingir seus objetivos comerciais de forma eficaz e eficiente.

Precisa de ajuda com a agenda da sua empresa?

WhatsApp Widget