IRRF 2021- Declaração Pre-Preenchida

01/04/2021 11:02 Geral

Esta opção está disponível desde 2014 para contribuintes que acessam o e-CAC com certificado digital. Basta utilizar o sistema Meu Imposto de Renda, disponível no portal e-CAC e clicar em “Baixar declaração pré-preenchida” para obter o arquivo e importar para a declaração, utilizando o programa do Imposto de Renda baixado no seu computador. O serviço também é disponibilizado no preenchimento da declaração de forma on-line, diretamente no e-CAC.

Em 2020, a RFB adicionou a opção diretamente no programa do Imposto de Renda. Na aba “Nova”, basta clicar o botão “Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida”, mas mantendo a necessidade de usar certificado digital para baixar os dados.

Agora em 2021, a Receita informa que não haverá mais a necessidade de um certificado digital para ter acesso às informações pré-preenchidas da sua declaração. Se você já tem o certificado, pode continuar utilizando, mas se você não tem, basta possuir uma conta no Portal Gov.br com duplo fator de autenticação, ou seja, com nível de segurança verificado e comprovado. Lembrando que esta em piloto pela Receita.

De onde vêm as informações?
Esta declaração contém os dados da última declaração entregue e mais as informações disponibilizadas pelas fontes pagadoras através da DIRF, DMED ou DIMOB.

É importante entender que a sua declaração somente será pré-preenchida se as fontes prestaram essas informações. Algumas divergências ou ausências de dados podem ocorrer se as fontes não entregaram a declaração ou precisaram retificá-las por algum motivo. Por isso, nos primeiros dias do cronograma de entrega é possível que nem todos os campos estejam completos.

Fonte:Receita Federal do Brasil e eConect

WhatsApp Widget